Follow me Youtube Channel Fan page on Facebook

Dicas de locução


LEITURA

Leitura, leitura, leitura, todos os dias, em todo o tempo livre. Durante a leitura separe, pelo menos, 15 minutos para fazê-la em voz alta. Diversifique bastante, leia jornais, poesias, textos publicitários, narrativas, historinhas de crianças etc.

Não leia apenas para praticar dicção e respiração, leia para adquirir cultura, estar atualizado, bem informado. A leitura enriquece o vocabulário e a prática da leitura diária é essencial na formação de um profissional de comunicação.


RESPIRAÇÃO

Todos nós sabemos respirar. Ao sairmos do ventre materno somos instintivamente ensinados a fazer uso do nosso aparelho respiratório. Respirar é algo que fazemos sem maiores preocupações, o processo é assimilado naturalmente, no entanto, a respiração do locutor, cantor, orador, ou qualquer pessoa que faça uso profissional da voz é mais do que inspirar e expirar .


POSTURA – De acordo com Hermeto Pascoal, um dos músicos brasileiros mais respeitados, nosso corpo é o instrumento musical mais completo do mundo. Quando falamos, fazemos uso deste instrumento que, como qualquer outro, deve estar bem afinado e em perfeitas condições de uso.

Um mal estar, uma doença, distúrbios nervosos, problemas emocionais, ou dor em qualquer parte do seu corpo, ira comprometer sensivelmente a produção da fala.

Nossa voz sofre modificações provenientes, a maioria das vezes, do nosso estado emocional. Por isso, é de vital importância relaxar. Liberar-se de tensões então, desta maneira, produziremos uma boa locução. O controle das emoções pode influenciar mais do que qualquer outra coisa na produção da fala. É impossível realizar de modo eficaz uma locução, sem que haja controle emocional.

O nervosismo acarreta em tensão muscular, que comprometerá diretamente o aparelho respiratório, orgãos articuladores, língua, músculos da face, maxilar, pescoço, laringe.

É claro que é impossível não ficar nervoso. Mas o esforço gerado pela preocupação em fazer da melhor maneira possível a locução ocasionará, com certeza, em alterações na voz.


QUE TÉCNICAS DEVO EMPREGAR PARA VENDER UM TEXTO DURANTE A LOCUÇÃO?

Quando um locutor lê um texto se torna um vendedor das idéias que estão ali nas linhas e entrelinhas, em cada palavra, em cada vírgula, em cada ponto. Idéias que exprimem sentimentos, experiências, anseios, expectativas do autor. Idéias que devem ser traduzidas e interpretadas da melhor maneira possível pelo locutor.

Reconhecer palavras de DESTAQUE.

Certifique-se das palavras que deverão receber maior destaque durante sua locução, então, faça sua locução baseando-se nestas palavras de sentido relevante. Recomenda-se sublinhar estas palavras. Este recurso é muito habitual entre os locutores. A partir daí, você poderá organizar melhor suas idéias e efetuar sua locução consolidada neste projeto. Utilizando está técnica, seu estilo será menos tenso e conseguirá produzir uma locução que passará credibilidade e despertará o interesse do ouvinte.

Áreas de ressonância - São praticamente caixas acústicas em nosso corpo. Nelas os sons de nossa fala se amplificam. São regiões caracteristicamente ocas. As áreas de ressonância mais requeridas durante a fala são : pulmões (sons graves) e cabeça (sons agudos e médios). A região nasal evidencia os sons médios e metálicos de nossa voz. Normalmente é confortável falar utilizando esta área de ressonância, entretanto, se usarmos excessivamente a região nasal em nossa fala, nosso timbre fica desagradável e com certeza não é este nosso objetivo, muito pelo contrário, ser locutor é essencialmente ser agradável no falar. Em contrapartida, os sons metálicos produzidos pela região nasal, são bem mais audíveis que os sons graves que ressoam nos pulmões. Por essa razão, para textos jornalísticos ou narrativos a voz metálica e em tom médio é mais adequada.

Além dos pulmões e cabeça todo o nosso aparelho respiratório também atua como área de ressonância ( laringe, traquéia, e toda a face) .