Follow me Youtube Channel Fan page on Facebook

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Chuvas deixam pelo menos 19 mortos na Tailândia

Sukree Sukplang/Reuters
Pelo menos 19 pessoas morreram e mais de 1,2 milhão foram afetadas pelas enchentes que atingem a Tailândia. O Departamento para a Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais divulgou nesta sexta-feira (22) um relatório em que dá detalhes da situação que atinge 186 distritos de 29 províncias do país.

Os prejuízos causados pelas fortes chuvas, inundações e deslizamentos de terra, entre outras causas, já chegam a R$ 565,8 milhões (10 bilhões de bat).
A principal dificuldade das equipes de emergência é chegar aos desabrigados, que esperam em barcas e em cima dos telhados de suas casas a chegada de lanchas com alimentos e socorro. As áreas mais afetadas estão no centro e no nordeste do país, especialmente a Província de Nakorn Ratchasima, onde uma pessoa continua desaparecida.
Segundo as equipes de resgate, os alagamentos na capital de Nakorn Ratchasima foram causados, em parte, pelo excesso de construções, incluindo um complexo esportivo erguido sobre uma antiga reserva de água.
As chuvas vêm castigando a Tailândia desde o dia 10 de outubro e são provocadas pela temporada de monções que atinge a Ásia nesta época do ano.

O primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva liberou, em caráter de urgência, mais de R$ 5,5 milhões (100 milhões de bat) para ajudar as regiões mais atingidas pelas inundações.

Na próxima semana, a capital Bancoc também pode enfrentar inundações por causa da abertura de comportas das represas na bacia alta do rio Chao Phraya, medida que dependerá da intensidade das chuvas e do nível do mar.

De acordo com o prefeito da cidade, Pornthep Techapaiboon, mais de 200 mil sacos de areia já foram colocados em locais estratégicos para aterrar as margens do Chao Phraya.
Centenas de pessoas morrem todos os anos no sudeste Asiático por causa de enchentes e deslizamentos de terra que ocorrem durante a época das monções, também conhecida como estação chuvosa, que vai de maio a outubro.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é muito importante!

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p