quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Tempestade Tomas recupera intensidade em direção ao Haiti

Eduardo Munoz/Reuters
MIAMI - A tempestade tropical Tomas voltou a recuperar intensidade na quarta-feira, 3, em seu trajeto por águas do Caribe em direção ao Haiti, aonde deve chegar na sexta-feira na condição de furacão.
O boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos das 1h desta quinta-feira (horário de Brasília) indicou que os ventos máximos de Tomas subiram para 75 km/h, intensidade que deve aumentar gradualmente nas próximas 48 horas.
O governo do Haiti declarou um alerta por furacão para todo o país, já que há a previsão de que o ciclone afetará o território haitiano em sua totalidade, o que pode causar uma catástrofe.
Às 1h (de Brasília), o centro de Tomas se encontrava a 335 quilômetros ao sul-sudeste de Kingston (Jamaica) e a 470 quilômetros de Porto Príncipe (Haiti), na latitude 15.4 graus norte e a longitude 75.2 graus oeste.
A tempestade apresentou queda na sua velocidade de translação, agora a 9 km/h em direção norte-noroeste sobre o Caribe central, e o NHC previu que o centro de Tomas possa aproximar-se do Haiti na sexta-feira.
A Defesa Civil do país acredita que é provável que a passagem de Tomas force a evacuação dos acampamentos de desabrigados por conta do terremoto que devastou o país em janeiro.

Cuba, por sua vez, emitiu uma advertência de tempestade tropical para as províncias de Guantánamo, Santiago de Cuba e Holguín, enquanto a Jamaica mantém a sua.
A República Dominicana te vigente uma advertência de tempestade tropical para a costa sul desde o oeste da província de Barahona.

Fonte  / Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é muito importante!

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p